quinta-feira, 2 de maio de 2013
Falso PM rouba prédio em Higienópolis (SP)
Um ladrão com uma farda idêntica à da PM rendeu ontem o zelador e o porteiro de um prédio em Higienópolis, zona oeste de São Paulo. O assalto ocorreu na manhã de ontem na rua Piauí. Outros três ladrões invadiram o prédio, de um apartamento por andar. Obrigaram o zelador Eraldo Manoel de Macedo Coimbra, 57, a pedir para a aposentada Hanna Lando, 70, abrir a porta. Ela atendeu, foi dominada e amarrada junto com o zelador. Uma mulher que mora no prédio ligou para a PM. O falso policial fugiu. A polícia encontrou Douglas S. Bordon, 32, Cristiane Meireles, 27, e Érico de Lima Soares, 22, descendo as escadas.
Controle de acesso de pessoas
Ponto fundamental para a segurança de um condomínio é
a forma como é feita o controle de acesso de pessoas e mercadorias
(temos material didático para controle de acesso de veículos).
A marginalidade tem usado de vários estratagemas
para ludibriar o porteiro, no momento em que ele vai realizar o controle
de acesso, sem observar normas básicas de segurança. A finalidade de um
bom sistema de controle de acesso é assegurar um acesso fácil e
simplificado das pessoas devidamente autorizadas e impedir a entrada de
pessoas não autorizadas.
Alem disso, é importante que o prédio saiba quem entrou e saiu de suas dependências, horários identificados, o que veio fazer no condomínio, quem foi visitar ou prestar um serviço etc. O controle de acesso é o cartão de visita de um condomínio. No instante que uma pessoa estranha, visitante ou ate mesmo um empregado domestico passa pela triagem do controle de acesso, tem-se a primeira impressão se o prédio tem preocupação com segurança ou não.O controle de acesso deve ser realizado em três níveis:
Alem disso, é importante que o prédio saiba quem entrou e saiu de suas dependências, horários identificados, o que veio fazer no condomínio, quem foi visitar ou prestar um serviço etc. O controle de acesso é o cartão de visita de um condomínio. No instante que uma pessoa estranha, visitante ou ate mesmo um empregado domestico passa pela triagem do controle de acesso, tem-se a primeira impressão se o prédio tem preocupação com segurança ou não.O controle de acesso deve ser realizado em três níveis:
1. Controle de Acesso de Pessoas Cadastradas e Autorizadas Permanentemente: Subdividimos em 4 grupos
a) MORADORES: O trabalho da portaria ao
gerenciar o controle de acesso de MORADORES cadastrados é simples, uma
vez que a familiarização do dia a dia facilita tremendamente a rotina de
permissão de entrada e saída do edifício. O síndico do prédio deverá
providenciar o cadastro, de todos os moradores de cada apartamento
contendo os seguintes dados:
“Nome completo, data de nascimento, numero do RG,
nome dos pais, cor da pele, estado civil, estatura aproximada, número do
apartamento, dados do veículo (ano, modelo, marca, cor e numero da
placa, possui ou não vidros filmados), telefone fixo e celular. É de
suma importância a apresentação de foto (3x4) recente do rosto
*Esse cadastro pode ser feito através de fichas ou
os dados e fotos inseridos em programa de computação especialmente
criado para esse fim, que ficarão a disposição da Portaria.b) VISITANTES COM ACESSO PERMANENTE: algumas pessoas, apesar de não morarem no prédio, freqüentam, quase que diariamente o condomínio. Relacionamos os pais, tios, avos, sócios, irmãos. Essas pessoas, que constantemente estarão passando pelo controle de acesso efetuado pela portaria, devem ter a entrada facilidade. Para tanto, o responsável pelo apartamento deverá providenciar o cadastro com foto, nos termos a seguir: “Nome completo, data de nascimento, numero do RG, nome dos pais, cor da pele, estado civil, estatura aproximada, número do apartamento que visitara grau de parentesco com o morador, dados do veículo (ano, modelo, marca, cor e numero da placa, possui ou não vidros filmados), telefone fixo e celular. É de suma importância a apresentação de foto (3x4) recente do rosto
c) EMPREGADOS DOMÉSTICOS: o morador deverá fornecer diversos dados e foto de seus empregados domésticos, para elaboração de cadastro para a portaria, com os seguintes dados: “Nome completo, número do RG, nome dos pais, cor da pele, estado civil, estatura aproximada, numero do apartamento que trabalha endereço residencial, tel. Residência e celular, função exercida; data de admissão, o morador ainda devera especificar os horários e dias que o funcionário trabalha, especificando restrição de entrada em algum dia do mês, se necessário.” Após a demissão do empregado, deve imediatamente o morador comunicar a portaria o descadastramento e a proibição de entrada do funcionário no condomínio
d) EMPREGADOS DO PRÉDIO (zelador, porteiro, garagista, vigilante etc.): também devem constar do cadastro, que ficara permanentemente na portaria “Nome completo, numero do RG, filiação, data de nascimento, endereço residência, telefone residência e celular, estatura media, cor de pele, cargo, data de admissão”.
2) Controle de Acesso de Pessoas Não Cadastradas (desconhecidos, visitantes ocasionais (parentes ou não), amigo/namorado (a) de filhos, prestadores de serviço, policiais, fiscais, oficiais de justiça, pedintes, vendedores etc.).
As pessoas que não se incluem no item “a” (Pessoas Cadastradas e Autorizadas Permanentemente) acima descrito, necessitam de autorização expressa de morador, zelador ou sindico, para entrar nas áreas de uso restrito do edifício. A triagem tem que ser feita de maneira minuciosa e criteriosa e para tanto se faz necessário que o porteiro execute alguns procedimentos básicos no controle de acesso a fim de impedir a entrada de pessoas suspeitas e indesejáveis no condomínio. O controle de acesso de pessoas não cadastradas, realizado pela portaria, deve seguir o presente roteiro de segurança: Vamos criar uma situação hipotética, aonde uma pessoa de nome Orlando, chega à portaria desejando fazer uma visita ao morador do apartamento 35 de nome Alcides.
a) Inicialmente o porteiro deve fazer a identificação visual (pela vidraça da guarita ou pela câmera instalada junto ao portão de entrada) da pessoa que acabara de chegar e acionou a campainha (normalmente porteiro eletrônico). Ressalta-se o visitante inesperado encontra-se ainda na rua aguardando uma posição da portaria, pois o portão esta fechado.
b) Após cumprimentar o visitante (Bom dia, Boa Tarde, Boa Noite) o porteiro irá indagar sobre o desejo de tal pessoa.
c) O solicitante manifesta a vontade de visitar seu amigo Alcides do apartamento 35. O porteiro avisa educadamente que irá solicitar autorização do morador para a liberação da entrada. É de se frisar que deve o porteiro indagar ao visitante o numero do apartamento e o morador que deseja manter contato.
d) O porteiro entra em contato com o apartamento 35 pelo interfone e é atendido pelo morador Alcides que ao saber da chegada do amigo Orlando, autoriza a entrada do mesmo no prédio.
e) O porteiro abre o portão, através do acionamento a distancia e solicita ao visitante Orlando sua Cédula de Identidade ou documento com foto (ex: Carteira Nacional de Habilitação). OBS. no caso de funcionários de concessionárias de serviço publico (ex: água, luz, telefone, gás) ou prestador de serviço, deverão apresentar crachá da empresa. Em caso de duvida ou suspeita, o porteiro deve pedir o telefone do superior hierárquico da empresa para confirmação do serviço.
f) O porteiro anotara no livro de controle de acesso de pessoas: nome completo do visitante, número do RG ou do documento apresentado, nome do morador que autorizou a entrada e respectivo numero do apartamento, horário de entrada do visitante.
g) O porteiro devolve o documento ao visitante. OBS: Para prestadores de serviço, o porteiro deve entregar crachá de identificação que o funcionário deve fixar em local visível.
h) O porteiro indica o caminho que o visitante deve percorrer para chegar ao elevador ou aciona funcionário (vigilante) para conduzi-lo ao hall social.
i) Se houver sistema de CFTV o porteiro deve monitorar o caminho percorrido pelo visitante.
j) No momento em que o visitante deixar o condomínio o porteiro deve anotar o horário de saída e não se esquecer de recolher o crachá de identificação (fornecido aos prestadores de serviço). Com isso teremos o registro completo da entrada, permanência e da saída de pessoas estranhas aos quadros do edifício.
Visitantes
Devemos dividi-los em duas categorias:
a) Visitante Esperado: O morador sabe que irá
receber visita de determinado amigo naquele dia e desta forma, horas
antes informa a portaria, o nome completo (se souber) de todas as
pessoas que virão e horário aproximado da chegada. Mesmo com esse pré
agendamento, o porteiro deverá seguir todas as normas de segurança
expostas acima.
b) Visitante Inesperado: é aquele que, sem avisar, deseja manter contato com algum morador. Toda visita surpresa, deve ser vista com olhos de suspeita (cautela) pelos responsáveis da portaria.
- O visitante quer entrar e o morador não se encontra no apartamento?
O visitante não ingressara ao prédio, permanecendo do lado de fora.
- O visitante deseja entrar para falar com morador, mas no apartamento encontra-se apenas a empregada doméstica. O que o porteiro deve fazer?
Não deve permitir a entrada. A única exceção a ser feita é se o visitante for esperado e o morador ter avisado com antecedência a portaria de sua chegada, mesmo na sua ausência. No caso de algum tipo de dúvida ou suspeita fundada, é de bom alvitre que o porteiro solicite que a empregada domestica entre em contato telefônico com algum morador do apartamento, confirmando a autorização.
- Qual deve ser o posicionamento do porteiro nos casos em que negar a entrada de pessoas na portaria?
A experiência policial aponta que antes de os marginais invadirem um condomínio, eles realizam a chamada investigação ou sondagem no edifício para saber o grau de dificuldade que possam enfrentar. É nesse exato momento que o marginal pode decidir em executar o assalto ou ate mesmo desistir de sua vontade criminosa se verificar uma serie de dificuldades e empecilhos que importarão em riscos que não deseja correr. Desta forma, o porteiro, todas as vezes que negar a entrada de alguém deve fazer constar o ocorrido no livro de controle de acesso. Essas informações devem ser monitoradas pelo zelador, sindico e componentes do conselho de segurança do prédio.
Vamos a um caso concreto: Ás 16 h de uma quarta feira aproxima-se no portão de entrada do prédio um individuo que aciona o porteiro eletrônico desejando falar com o morador Marcelo, mas não sabe o numero do apartamento. O porteiro experiente em questões de segurança,tenta retirar o máximo de informação do solicitante e pode fazer algumas indagações: O senhor sabe o nome completo desse morador?O senhor sabe o nome dos familiares? O senhor sabe informar o veiculo que ele possui? O senhor esta sendo esperado por tal morador? O senhor possui os telefones do morador? O visitante fica extremamente nervoso e fornece poucos dados ao porteiro, resolvendo ir embora rapidamente. Todos os dados informados pelo desconhecido visitante devem ser anotados no cadastro. De posse dessas informações deverá o responsável pela segurança, verificar se há algum morador de nome Marcelo e investigar o estranho ocorrido Se o prédio tiver sistema de gravação de imagens, ficara fácil a analise da fisionomia do visitante pelo morador Marcelo. Não havendo sistema de gravação de imagens o porteiro deve anotar as características físicas do visitante desconhecido (altura, cor e tipo de cabelo, compleição física, idade aproximada, algum detalhe característico etc.)
- O porteiro pode permitir que visitantes aguardem a chegada de moradores no hall do edifício?
Absolutamente não. A única exceção feita é para os “Visitantes Com Acesso Permanente”, como por exemplo, o genitor de um morador que sempre freqüenta o condomínio.
- O que o porteiro deve fazer quando tiver duvida sobre a liberação do acesso a visitante? Não deve abrir o portão e acionar incontinenti seu superior hierárquico (zelador ou sindico) - No caso de pedido de socorro de desconhecido no portão, o que deve o porteiro fazer? Jamais abrir o portão de entrada. Solicitar uma viatura policial pelo telefone 190 ou Resgate (193), anotando o nome do atendente e horário da ligação. Se a guarita não tiver telefone fixo, o porteiro deve comunicar o ocorrido ao superior imediato (zelador/sindico)
b) Visitante Inesperado: é aquele que, sem avisar, deseja manter contato com algum morador. Toda visita surpresa, deve ser vista com olhos de suspeita (cautela) pelos responsáveis da portaria.
- O visitante quer entrar e o morador não se encontra no apartamento?
O visitante não ingressara ao prédio, permanecendo do lado de fora.
- O visitante deseja entrar para falar com morador, mas no apartamento encontra-se apenas a empregada doméstica. O que o porteiro deve fazer?
Não deve permitir a entrada. A única exceção a ser feita é se o visitante for esperado e o morador ter avisado com antecedência a portaria de sua chegada, mesmo na sua ausência. No caso de algum tipo de dúvida ou suspeita fundada, é de bom alvitre que o porteiro solicite que a empregada domestica entre em contato telefônico com algum morador do apartamento, confirmando a autorização.
- Qual deve ser o posicionamento do porteiro nos casos em que negar a entrada de pessoas na portaria?
A experiência policial aponta que antes de os marginais invadirem um condomínio, eles realizam a chamada investigação ou sondagem no edifício para saber o grau de dificuldade que possam enfrentar. É nesse exato momento que o marginal pode decidir em executar o assalto ou ate mesmo desistir de sua vontade criminosa se verificar uma serie de dificuldades e empecilhos que importarão em riscos que não deseja correr. Desta forma, o porteiro, todas as vezes que negar a entrada de alguém deve fazer constar o ocorrido no livro de controle de acesso. Essas informações devem ser monitoradas pelo zelador, sindico e componentes do conselho de segurança do prédio.
Vamos a um caso concreto: Ás 16 h de uma quarta feira aproxima-se no portão de entrada do prédio um individuo que aciona o porteiro eletrônico desejando falar com o morador Marcelo, mas não sabe o numero do apartamento. O porteiro experiente em questões de segurança,tenta retirar o máximo de informação do solicitante e pode fazer algumas indagações: O senhor sabe o nome completo desse morador?O senhor sabe o nome dos familiares? O senhor sabe informar o veiculo que ele possui? O senhor esta sendo esperado por tal morador? O senhor possui os telefones do morador? O visitante fica extremamente nervoso e fornece poucos dados ao porteiro, resolvendo ir embora rapidamente. Todos os dados informados pelo desconhecido visitante devem ser anotados no cadastro. De posse dessas informações deverá o responsável pela segurança, verificar se há algum morador de nome Marcelo e investigar o estranho ocorrido Se o prédio tiver sistema de gravação de imagens, ficara fácil a analise da fisionomia do visitante pelo morador Marcelo. Não havendo sistema de gravação de imagens o porteiro deve anotar as características físicas do visitante desconhecido (altura, cor e tipo de cabelo, compleição física, idade aproximada, algum detalhe característico etc.)
- O porteiro pode permitir que visitantes aguardem a chegada de moradores no hall do edifício?
Absolutamente não. A única exceção feita é para os “Visitantes Com Acesso Permanente”, como por exemplo, o genitor de um morador que sempre freqüenta o condomínio.
- O que o porteiro deve fazer quando tiver duvida sobre a liberação do acesso a visitante? Não deve abrir o portão e acionar incontinenti seu superior hierárquico (zelador ou sindico) - No caso de pedido de socorro de desconhecido no portão, o que deve o porteiro fazer? Jamais abrir o portão de entrada. Solicitar uma viatura policial pelo telefone 190 ou Resgate (193), anotando o nome do atendente e horário da ligação. Se a guarita não tiver telefone fixo, o porteiro deve comunicar o ocorrido ao superior imediato (zelador/sindico)
Inspeção predial visando manutenção
Veja alguns procedimentos importantes para a manutenção dos equipamentos de segurança do condomínio:
1) Alarmes- Verifique a integridade dos fios nas cercas elétricas;
- Teste o funcionamento da central junto à empresa de monitoramento;
- Confira o posicionamento das câmeras;
- Teste o funcionamento dos sensores, pelo menos uma vez por semana;
- Caso seu alarme tem teclado fique atento se acender a luz (led) pode ser algum problema;
- Supondo que esteja aceso o led, efetue os procedimentos do manual do seu alarme, ou os que estejam fixados no teclado;
- Constatando-se o defeito pelo teclado, acione a empresa instaladora;
- Se o defeito for em algum sensor, você pode inibir seu funcionamento e chamar a assistência técnica;
2) Cerca Elétrica
Para se evitar problemas ou defeitos no sistema das cercas elétricas:
- Cheque diariamente na própria central de choque se a luz indicadora de choque ou corrente está acesa ou piscando (depende do modelo - consulte o manual);
- Caso queira testar o funcionamento da cerca, será necessário cortar o fio e depois emendá-lo;
- Para testar o choque, se o condomínio não tem ferramenta apropriada, pode aproximar uma chave de fenda longa rente ao fio da cerca; se o choque estiver funcionando sairá faísca até a chave de fenda;
- Se houver plantas, fios ou linhas de pipas enroscadas na cerca, desligue a central de choque e os retire da cerca, evitando-se assim possíveis disparos falsos;
Dicas para o Porteiro.
Porteiro: situações que levantam suspeitas
• Pessoas paradas nas proximidades do prédio, lendo
jornal ou andando vagarosamente, de um lado para o outro;• Individuo em ponto de ônibus, mas não sobe em nenhum;
• Pessoas que demonstrem nervosismo ou pressa em demasia junto ao interfone;
• Mendigos ou vendedores ambulantes, estranhos ao local;
• Pessoas desejando usar o banheiro do edifício;
• Surgimento na portaria de supostos funcionários de empresa telefônica, água, luz etc., desejando fazer inspeção de rotina ou manutenção e que não foram acionados por ninguém do edifício;
• Pessoas que resistem a se identificar;
• Veículo quebrado, nas proximidades do edifício com reparo demorado;
• Veículo parado nas proximidades do prédio com o motor ligado e o motorista dentro do veiculo;
• Qualquer pessoa que preste muita atenção no prédio e na sua movimentação;
• Individuo com roupa de inverno em tempo quente;
• Pessoas que não queiram apresentar documentos ou aleguem que não os estão portando;
• Situações onde pessoas simulam acidente, doença ou qualquer tipo de socorro e pleiteiam o uso do telefone da portaria ou qualquer tipo de auxilio. A recomendação é avisar imediatamente a Policia militar pelo fone 190 ou Resgate pelo fone 193, anotando a hora da ligação e o nome do policial que atendeu a chamada;
• Pessoas utilizando o telefone público (orelhão) ou através de celular, por muito tempo, nas proximidades;
• Se houver ponto de ônibus, no campo de visão do porteiro, prestar atenção na fila, mormente àquelas que por lá permanecem por muito tempo;
• Camelos que se instalam repentinamente no local;
• Quando estranhos se dirigirem ao interfone, junto ao Portão Principal, prestar atenção se o tom da voz é vacilante ou demonstrar nervosismo sem motivo aparente;
• Pessoas com postura intimidativa. Ex: ”Você sabe com quem esta falando”, “Vou contar tudo isso para o sindico ou morador, que é meu amigo”, “Vou fazer você perder esse emprego”. O porteiro jamais deve ceder às intimidações e sim fazer cumprir as normas e procedimentos de segurança aprovados em assembléia de condôminos;
• Pessoas extremamente gentis, propondo algum tipo de vantagem ou beneficio.
Veja os exercícios mais indicados para quem trabalha em pé ou sentado
Já é de domínio público que praticar
exercícios físicos faz bem para a saúde e melhora a qualidade de vida.
Contudo, quem trabalha muito tempo em pé ou o contrário, passa a maior
parte do expediente sentado, na hora de praticar exercícios físicos
deve optar por atividades diferentes.
De acordo com o coordenador da Fórmula
Academia, Bruno Franco, pessoas que passam a maior parte do dia no
trabalho sentadas têm a coluna mais sacrificada, o que pode resultar em
problemas nesta parte do corpo, que traz como sintoma a famosa
lombalgia – dor na lombar.
Exercícios como abdominal, pilates e alongamento ajudam a tratar e prevenir o sintoma.
Em pé
Já aqueles que ficam muito tempo em pé,
sobretudo se a pessoa não se movimenta muito, podem sofrer com
problemas de circulação. Para ajudar, atividades como andar de
bicicleta, caminhada e corrida são as ideais.
“Obviamente, a intensidade e a forma de
praticar estes exercícios variam conforme o indivíduo. Por isso, é
importante buscar o auxílio e orientação de um profissional. Além
disso, hoje, nas grandes academias já existe o Core Training, que
treina a região central do corpo e pode ajudar os dois grupos de
profissionais”, diz Franco.
Atividade x Trabalho
De modo geral, avalia o presidente do
Cref SP (Conselho Regional de Educação Física de São Paulo), Flávio
Delmanto, quem pratica atividade física tem maior foco, concentração e
disposição para o trabalho, o que, por consequência, acaba impactando
de forma positiva na produtividade deste profissional.
Para quem não tem tempo de ir à academia
ou contratar um personal, por exemplo, algumas atitudes podem auxiliar
a tornar a pessoa menos sedentária e ter melhor qualidade de vida, diz
ele, como preferir as escadas ao elevador, estacionar o carro mais
longe e ir caminhando para a empresa, entre outros.
Contudo, lembra Delmanto – e Franco
concorda -, independentemente da atividade escolhida, é importante que
toda a prática de exercícios seja orientada por um profissional, pois a
escolha de uma atividade passa por várias questões, entre elas a
idade, a condição física, saúde, objetivos, entre outros, do futuro
praticante.
Além disso, ressaltam eles, antes de iniciar qualquer atividade, a pessoa deve procurar o médico para uma avaliação física.
Dicas se você está sentado muitas horas
Dicas e exercícios para a saudável por sessão de trabalho.
Sempre que você ficar sentado por horas, procure andar pelo menos de alguns minutos a cada hora para que você possa esticar as pernas e seu sangue flui.
Dicas se você está sentado muitas horas
Quando estamos cansados, e temos mantido por um longo tempo na mesma posição, temos a tendência de seu arco de volta e estar em uma posição errada e insalubre para o mesmo.Sempre que você ficar sentado por horas, procure andar pelo menos de alguns minutos a cada hora para que você possa esticar as pernas e seu sangue flui.
Como manter uma boa postura de volta
- Sintate que volta mais possível da cadeira, isto é, com a cauda conectada à parte posterior direita.
- Escolher para sentar cadeiras ergonômicas, com costas e assentos acolchoados. O encosto deve ser inclinado, nunca recta, e deve ser suportada ao nível dos rins. As cadeiras são apenas o backup para a parte superior das costas, cansado muito mais rápido. Um bom exercício para trabalhar sentado, estique as pernas e os pés é bastante frequência. Tornozelos turísticos para cada lado, dobrar e esticar os joelhos.
- Ajuste a altura da cadeira para a altura da mesa, de modo que ao usar o computador ou escrita, não tem de seu arco de volta.
- Quando se trabalha em uma mesa, tenta colocá-lo na frente do monitor ms possível, de modo a não ter que virar a cabeça por um longo tempo.
Exercícios para fazer se você trabalha sentado
- Sentar com as costas retas, solte os braços para o lado. Vire a cabeça para um lado e depois do outro, como se a dizer "não", muito macio. Repita por 3 minutos. Então, traga a sua cabeça para a frente e para cá, como se dissesse "sim", também muito suavemente.
- Descreva um círculo como chefe ms possível ampla, primeiro de uma maneira e depois o outro, muito lentamente. Estes exercícios vão aliviar a tensão ayudarn pescoço, pescoço e nuca, produto de trabalho sentada. Ao trabalhar sentado mais para trás da cadeira sintate possível, ou seja, com a cauda conectada à parte posterior direita.
- Desperzate. Conselho parece fácil, mas raramente usam este recurso. Músculos de estresse de uma só vez, além de alongamento, relaxamento, produz um grande post, além ventilarnos porque sua respiração que fazemos é muito mais profunda. Se possível, faça-o de pé e levantando os braços para o alto.
- Ao sentar-se, tentar esticar as pernas e os pés com alguma frequência. Tornozelos turísticos para cada lado, dobrar e esticar os joelhos. Estes exercícios, como caminhada, você ayudarn a circular mais facilmente com o sangue das pernas.
Dicas
DICAS PARA OBTER O MÁXIMO DESEMPENHO E UMA VIDA ÚTIL MAIS LONGA PARA A SUA BATERIA:
1. Carregue sua bateria nova durante a noite antes de utilizá-la por primeira vez. Este procedimento de Inicialização permitirá que você obtenha a capacidade máxima da bateria.
a. Níquel Cádmio ou Níquel Metal Hidreto: de 14 a 16 horas.
b. Íons de Lítio/Polímero: devem permanecer no carregador por um período adicional de 1 a 2 horas após a luz de o carregador tornar se verde.
2. O carregador impres Motorola, quando estiver com baterias impres Motorola novas, acenderá um LED amarelo indicando um ciclo de calibração. Não remova a bateria do carregador até que o processo de calibração esteja finalizado e a bateria esteja totalmente carregada, quando então o carregador acenderá um LED verde.
3. A fim de minimizar a perda de capacidade e a redução do ciclo de vida, as baterias novas NÃO INICIALIZADAS devem ser armazenadas em locais bem ventilados, frios e secos. Nessas condições, as baterias podem ser armazenadas pelos seguintes períodos:
a. Níquel Cádmio até 2 anos.
b. Níquel Metal Hidreto até 18 meses.
c. Íons de Lítio/Polímero até 18 meses.
4. Se baterias usadas não forem utilizadas por períodos prolongados (superiores há 30 dias), elas devem ser descarregadas em cerca de 50% de sua capacidade antes do armazenamento em local frio e seco.
5. Baterias que tenham sido armazenadas por mais de dois meses devem ser completamente descarregadas e recarregadas pelos seguintes períodos:
a. Níquel Cádmio ou Níquel Metal Hidreto: de 14 a 16 horas.
b. Íons de Lítio/Polímero: devem permanecer no carregador por um
período adicional de 1 a 2 horas após a luz do carregador tornar
se verde.
6. Quando usar um carregador rápido Motorola, deixe a bateria no carregador por um período adicional de 1 a 2 horas após a luz verde aparecer. (Isso se aplica somente a baterias não Impres)
7. Não deixe seu rádio e baterias totalmente carregada no carregador quando não estiver carregando. A carga contínua poderá encurtar a vida da bateria. (Não use o carregador como base para o rádio.).
8.Somente carregue a bateria quando ela precisar. Se ela não estiver completamente descarregada, não a recarregue. Sugerimos que tenha uma bateria sobressalente. Essa é a solução mais econômica para usuários que precisam do rádio em operação por períodos mais longos.
9. Não recoloque baterias, que não são impres e que já estejam totalmente carregadas, no carregador para obter “carga extra”. Isso reduzirá significativamente o ciclo de vida da bateria. Ciclos curtos e repetidos de carga das baterias que não são impres podem encurtar a vida das mesmas. Não use o carregador como base de rádio para baterias não impres.
10. Estabilize as baterias à temperatura ambiente (22°C) antes de carregá-las. Carregando abaixo de 4°C e acima de 40º você reduzirá o ciclo de vida de sua bateria.
Esses cuidados simples o ajudarão a proteger suas baterias contra temperaturas extremas de carga e a aumentar o desempenho e a vida útil delas.
1. Carregue sua bateria nova durante a noite antes de utilizá-la por primeira vez. Este procedimento de Inicialização permitirá que você obtenha a capacidade máxima da bateria.
a. Níquel Cádmio ou Níquel Metal Hidreto: de 14 a 16 horas.
b. Íons de Lítio/Polímero: devem permanecer no carregador por um período adicional de 1 a 2 horas após a luz de o carregador tornar se verde.
2. O carregador impres Motorola, quando estiver com baterias impres Motorola novas, acenderá um LED amarelo indicando um ciclo de calibração. Não remova a bateria do carregador até que o processo de calibração esteja finalizado e a bateria esteja totalmente carregada, quando então o carregador acenderá um LED verde.
3. A fim de minimizar a perda de capacidade e a redução do ciclo de vida, as baterias novas NÃO INICIALIZADAS devem ser armazenadas em locais bem ventilados, frios e secos. Nessas condições, as baterias podem ser armazenadas pelos seguintes períodos:
a. Níquel Cádmio até 2 anos.
b. Níquel Metal Hidreto até 18 meses.
c. Íons de Lítio/Polímero até 18 meses.
4. Se baterias usadas não forem utilizadas por períodos prolongados (superiores há 30 dias), elas devem ser descarregadas em cerca de 50% de sua capacidade antes do armazenamento em local frio e seco.
5. Baterias que tenham sido armazenadas por mais de dois meses devem ser completamente descarregadas e recarregadas pelos seguintes períodos:
a. Níquel Cádmio ou Níquel Metal Hidreto: de 14 a 16 horas.
b. Íons de Lítio/Polímero: devem permanecer no carregador por um
período adicional de 1 a 2 horas após a luz do carregador tornar
se verde.
6. Quando usar um carregador rápido Motorola, deixe a bateria no carregador por um período adicional de 1 a 2 horas após a luz verde aparecer. (Isso se aplica somente a baterias não Impres)
7. Não deixe seu rádio e baterias totalmente carregada no carregador quando não estiver carregando. A carga contínua poderá encurtar a vida da bateria. (Não use o carregador como base para o rádio.).
8.Somente carregue a bateria quando ela precisar. Se ela não estiver completamente descarregada, não a recarregue. Sugerimos que tenha uma bateria sobressalente. Essa é a solução mais econômica para usuários que precisam do rádio em operação por períodos mais longos.
9. Não recoloque baterias, que não são impres e que já estejam totalmente carregadas, no carregador para obter “carga extra”. Isso reduzirá significativamente o ciclo de vida da bateria. Ciclos curtos e repetidos de carga das baterias que não são impres podem encurtar a vida das mesmas. Não use o carregador como base de rádio para baterias não impres.
10. Estabilize as baterias à temperatura ambiente (22°C) antes de carregá-las. Carregando abaixo de 4°C e acima de 40º você reduzirá o ciclo de vida de sua bateria.
Esses cuidados simples o ajudarão a proteger suas baterias contra temperaturas extremas de carga e a aumentar o desempenho e a vida útil delas.
Códigos utilizados para comunicação via rádio
Código Q Simplificado
QAP - Na escuta.
QRA - Nome
QRG - Freqüência, Canal.
QRL - Ocupado.
QRM - Interferência provocada por outra estação.
QRN - Interferência provocada por estática.
QRT - Parar de transmitir.
QRU - Mensagem.
QRV - Estou a disposição.
QRX - Aguarde um instante.
QRZ - Quem está chamando?
QSA = Intensidade de sinais (1- muito fraca; 2- fraca; 3- regular; 4- boa; 5- ótima).
QSB - Sinal oscilando.
QSL - Entendido, OK.
QSO - Comunicado, Notícia.
QSP - Ponte, Retransmissão de mensagem para outra estação.
QSJ - Dinheiro.
QSY - Transmitir em outra freqüência, Mudar de canal.
QTA - Mensagem cancelada.
QTC - Mensagem urgente.
QTH - Local, Endereço
QTO - Banheiro.
QTR - Horas.
QAP - Na escuta.
QRA - Nome
QRG - Freqüência, Canal.
QRL - Ocupado.
QRM - Interferência provocada por outra estação.
QRN - Interferência provocada por estática.
QRT - Parar de transmitir.
QRU - Mensagem.
QRV - Estou a disposição.
QRX - Aguarde um instante.
QRZ - Quem está chamando?
QSA = Intensidade de sinais (1- muito fraca; 2- fraca; 3- regular; 4- boa; 5- ótima).
QSB - Sinal oscilando.
QSL - Entendido, OK.
QSO - Comunicado, Notícia.
QSP - Ponte, Retransmissão de mensagem para outra estação.
QSJ - Dinheiro.
QSY - Transmitir em outra freqüência, Mudar de canal.
QTA - Mensagem cancelada.
QTC - Mensagem urgente.
QTH - Local, Endereço
QTO - Banheiro.
QTR - Horas.
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