sexta-feira, 10 de maio de 2013

Tipos de lâmpada


   As lâmpadas florescentes são lâmpadas de vapor de mercúrio de baixa pressão, é são constituídas por um tubo de descarga alongado com um eletrodo em cada ponta (extremidade) no qual em contato com o gás dentro da lâmpada produz radiação ultravioleta que em combinação com uma substância florescente torna-se visível.
Podem ser conseguidos diversos tons de iluminação trocando as substâncias florescentes, os tons mais comuns são o branco quente, branco neutro e o branco luz do dia ou branco frio.

As lâmpadas florescentes necessitam de um quinto da energia que uma lâmpada incandescente necessita para funcionar e sua vida útil também é muito maior enquanto uma incandescente dura cerca de 1.000 horas uma florescente dura de 5.000 a 45.000 horas e podemos encontrá-las nos mais variados formatos.
   Para fazer sua instalação necessitamos de um reator que vai limitar a energia na lâmpada e fornecer as condições necessárias para que a lâmpada funcione podemos encontrar reatores eletromagnéticos   e eletrônicos.
 
Lâmpadas de Led
 
   Led = Light Emitting Diode ou em português diodo emissor de luz, o led muito conhecido nos componentes eletrônicos esta entrando com toda força na iluminação residencial, grandes fabricantes estão investindo na adaptação de LED’s para os soquetes convencionais como e27, tornando-se assim menos complicado tem uma lâmpada de led em casa.
LED
Vamos conhecer alguns modelos de lâmpadas em LED.
Lâmpada T8
Dependendo do modelo do fabricante com as lâmpadas T8 podemos substituir as lampadas T8 de 20w. Podemos ligar elas diretamente na rede Ac sem a necessidade de reatores e transformadores.
As lâmpadas T8 podem gerar uma economia de 80 % em relação as lâmpadas florescentes.
Lâmpadas T8 substituem as lâmpadas convencionais de 20W.
Lâmpada E27

As lâmpadas com soquete e27 são as mais comuns de serem encontradas nas residencias são as famosas gastadeiras de energia (Incandescentes e Halógenas); já bem popularizadas também temos as florescentes com soquete e27.
Se compararmos a lâmpada de led com uma incandescentes a diferença chega a 90% sem contar a durabilidade que chega há 80.000 horas contra 1000horas das incandescente.
Lâmpadas com soquete e27.
Lâmpadas Gu10

São o padrão novo para as lâmpadas dicroica, encontramos a lâmpada Gu10 em 12v, 220v, 110… para usar em 12v volts necessitamos de um transformador 12v, para 110 e 220v dependendo da tensão da sua região podemos ligar diretamente o soquete na rede.
Led com soquete Gu10
Led com soquete Gu10
Lâmpadas Incandescentes 



As lâmpadas incandescentes produzem luz através de um filamento de tungstênio que pode chegar a altas temperaturas sem se partir, o bulbo é feito de um vidro que protege a oxidação do filamento e dentro do bulbo é colocado um gás sobre baixa pressão que evita o efeito de sublimação do filamento em altas temperaturas.
As lâmpadas incandescentes produzem um efeito amarelado e emitem muito calor, traz um efeito legal nas decorações de ambientes rústicos, jardins… Mas sua eficiência é muito baixa pois apenas 5% da energia que ela consome é convertida em luz o restante se transforma em calor, seu consumo é muito elevado.
Ela também não é muito agradável aonde fica em contato direto com os olhos, cansa muito a vista e causa grande desconforto se olharmos para ela, temos lâmpadas com o bulbo leitoso que não causa o ofuscamento.
Lâmpadas Halógenas
São semelhantes as lâmpadas incandescentes mas possuem bromo ou iodo em sua composição o que as tornam mais eficientes tanto energeticamente quando na decoração produzem mais brilho e dão um efeito bem melhor na decoração.
Um exemplo muito comum de lâmpada halogena são as chamadas dicroicas elas produzem um efeito e tanto nas decorações e uma economia mais em cima das lâmpadas incandescentes que podem chegar a 65% segundo alguns representantes do mercado.
Procure não tocar no bulbo das lâmpadas halogenas sem utilização de luvas, pois o contato de gorduras e impurezas da própria pele em seu bulbo pode ocasionar diminuição sua vida útil da lâmpada.
As lâmpadas halogenas também duram mais que as lampadas incandescentes comuns, podem durar de 2000 a 4000 horas elas produzem mais luz com menos potência.
Permitem um bom direcionamento do feixe luminoso, o que não podemos conseguir com as incandescentes comuns.

Nenhum comentário: