sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dicas para evitar acidentes caseiros


Email
Em 2002, o jornalista Ferreira Neto ao descer a escada de sua residência, levou um tombo, vindo a bater com a cabeça, falecendo ao dar entrar no hospital. A rainha Elizabeth, em novembro de 2000, logo após completar 100 anos de idade, caiu ao escorregar em um tapete, fraturando a clavícula. Evitando acidentes A escritora Agatha Christie, aos 83 anos, quebrou uma perna após cair no saguão de sua residência em Wallinford, em razão da falta de luz no ambiente. O papa João Paulo II sofreu 2 tombos, com graves conseqüências, no banheiro, em razão do chão liso combinado com água.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, em pesquisa recente, levantou que um em cada 4 idosos cai, dentro da própria casa, pelo menos uma vez por ano. Em 35% desses tombos gerou algum tipo de fratura.
A intenção desta matéria é mostrar as pessoas que chegaram à terceira idade, dos riscos existentes dentro do lar e as medidas preventivas a serem aplicadas. A mencionada pesquisa revelou que a principal causa de queda em casa (22%) é a baixa súbita de pressão arterial ao levantar da cama. 19% dos acidentes domésticos foram causados pela dificuldade de se enxergar objetos que possam ocasionar escorregões.
O uso de calçados inadequados (18%) e obstáculos no caminho, 11%, (ex: tapetes escorregadios) também são preocupantes. Observe algumas dicas fornecidas por geriatras e ortopedistas:
» Cama: tem que ser mais alta que as comuns, para facilitar na hora de sentar no colchão e levantar. A altura recomendada é de 55 a 65 centímetros. Não há necessidade de se comprar uma nova e sim levantar a que você já possui.
» Quarto: os interruptores de luz devem estar próximos da cama. Lembre-se que chinelos e fios de telefone ou abajur devem permanecer fora da rota de trafego do morador para evitar tombos. Uma cadeira ajuda muito na hora de vestir meias e calçar sapatos.
» Armário: deve ter luz interna, portas leves e com maçanetas grandes. Não esqueça que o cabideiro deve ser baixo (aproximadamente 1,5 de altura).
» Banheiro: o boxe deve conter piso antiderrapante, ducha móvel, tapete de borracha e corrimão (também próximo do vaso sanitário).
» Sala: as estantes devem estar bem fixadas na parede, pois podem servir como ponto de apoio aos mais idosos em caso de desequilíbrio ou tontura. Televisão e aparelho de som devem ter controle remoto, lembrando sempre dos cuidados com os fios, tirando-os dos lugares de passagem. Retire os tapetes a fim de evitar escorregões. Sofás e poltronas devem ser mais altas (entre 55 e 56 centímetros) para facilitar a acomodação.
Minha função neste site é mostrar ao leitor a importância da prevenção em sua vida. O jargão popular: "Prevenir é melhor que remediar" nunca foi tão atual.

Outras dicas importantes:

1) As panelas usadas para elaborar a refeição devem estar nas bocas posteriores do fogão, portanto mais afastadas das crianças.
2) Acenda primeiro o fósforo e depois gire o botão do fogão para evitar surpresas, principalmente se for ao forno.
3) Use suportes nas tomadas de energia, pois evitam que crianças introduzam os dedos ou objetos de metal nos orifícios.
4) Saco plástico não é brinquedo. Colocado na cabeça de uma criança pode levá-la a morte.
5) As armas de fogo devem ser guardadas desmuniciadas e longe do alcance das crianças.
6) Lembre-se que pequenos tapetes em chão escorregadio e brinquedos soltos pela casa podem ser responsáveis por sérios acidentes.
É importante adotarmos medidas de segurança que estejam ao nosso alcance, antes que aconteça o pior.

Nenhum comentário: