quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sintomas das dores nos ossos

Sintomas das dores nos ossos

Publicado em 12 de Jun de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Geralmente o problema está ligado diretamente com inflamações, fraturas ou tumores. Saiba quais são os sintomas das dores nos ossos

Texto: Diego Benine / Ilustração: Luiz Lentini / Adpatação: Ana Paula Ferreira
Se a dor nos ossos aparecer durante a prática de exercícios, é possível que seja uma fratura por
estresse, que acontece devido ao excesso de atividades físicas. Ilustração: Luiz Lentini
Normalmente confundida com problemas articulares ou musculares, a sensação está diretamente ligada a causas específicas, como inflamações, fraturas e tumores. Saiba quais são os sintomas das dores nos ossos:

Apareceram durante a prática de exercícios

É provável que seja uma fratura por estresse. Isso acontece devido ao excesso de atividades físicas de impacto, como futebol, corrida e lutas. A tíbia é a parte do corpo mais afetada por essa lesão, que começa na forma de uma microfratura e, se não tratada, pode evoluir para uma fratura completa.

Acometeram um paciente diabético

Não há uma ligação direta entre a diabetes e o incômodo. Contudo, a doença pode originar uma neuropatia diabética. Este distúrbio afeta o sistema nervoso e pode provocar fortes dores nos membros inferiores (principalmente nos pés), e a maioria dos pacientes geralmente confunde com dores ósseas.

Tenho febre e dor aguda em um osso específico

Você pode estar sofrendo de ostiomielite. Trata-se de uma infecção causada por bactérias ou esporos de fungos. Nos adultos, a doença normalmente aparece após uma fratura ou trauma que coloca as estruturas ósseas em contato direto com o meio exterior. Os microorganismos também podem atingir o osso por meio de um invasão direta ou pela corrente sanguínea – que leva infecções de uma parte do corpo para outra.

Surgiram após uma forte mudança climática

O assunto gera muitos debates na comunidade médica. Embora não existam estudos científicos que comprovem esta relação, sabe-se que a queda de temperatura repentina, vez ou outra, faz que fraturas já consolidadas e coladas voltem a doer.

Meu filho sente na hora de dormir

Há uma grande possibilidade de ele estar com a famosa dor do crescimento. Esta sensação é natural e geralmente acomete crianças com idade entre 5 e 12 anos. A causa está no fato de os ossos crescerem mais rápido do que os músculos, o que faz que as fibras grudadas nas estruturas ósseas fiquem tracionadas.

Senti depois que comecei a tratar endometriose

Alguns medicamentos desencadeiam o sintoma como efeito colateral. É o caso das drogas que apresentam o hormônio LHRH. Usadas para bloquear temporariamente a menstruação (um dos fatores que realimenta a endometriose), elas reduzem a produção de estrogênio, o que, em longo prazo, diminui a quantidade de cálcio nos ossos.

Nenhum comentário: