Como
prevenir furtos e roubos no condomínios.
1-Todos
os locais por onde trafegam muitas pessoas durante o dia e noite, necessitam de
rígidos mecanismos de prevenção a roubos e furtos.
2-É fundamental o treinamento e
reciclagem constante do pessoal responsável pela segurança do seu condomínio, incluindo-se:
-Porteiros
-Vigilantes
-Seguranças
-Zeladores
-Pessoal da limpeza
-Pessoal da manutenção
3-Vejamos as principais
recomendações feitas por especialistas em Segurança:
3.1-Realizar investigação social
dos funcionários recém-contratados, bem como, efetuar pesquisas cadastrais das
empresas prestadoras de serviços e funcionários terceirizados;
3.2-Estabelecer uma política de
controle de acesso em portarias, portões e estacionamentos, controlando o fluxo
desses locais, Identificando pessoas e veículos visitantes;
3.3-Rondas preventivas de
segurança nas áreas interna e externa do
condomínio;
3.4-Emprego de barreira e
obstáculos na maior quantidade possível, dentro de um parâmetro razoável,
respeitando também, as disposições e lay-outs internos;
3.5-Emprego de cães e vigilantes
em postos avançados, quando possível;
3.6-luminação defensiva e
ofensiva, principalmente, nos trajetos estabelecidos para rondas internas
noturnas;
3.7-Instalar sensores de
presença, invasão, fumaça e termovelocimétricos;
3.8-Evitar estoque de materiais
em locais de risco, a fim de não criar um possível foco de incêndio em
potencial, bem como, um esconderijo para invasores;
3.9-Proteger devidamente as
instalações e equipamentos de
Comunicação, telefones, telex,
fax e micros contra possíveis
"grampos";
3.10-Realizar exercícios de
simulação frequentes, com dispositivos de Segurança para verificar a presteza
de reação dos funcionários;
3.11-Utilização de informantes e
de observadores internos e externos;
3.12-Reforço
das paredes, visando à proteção contra os disparos de armas de grosso calibre
ou potentes em locais que apresentem essa possibilidade;
3.13-Preparação e identificação
de abrigos no interior das instalações do condomínio para o pessoal do corpo de
segurança e itinerários cobertos até as suas posições;
3.14-Variação e sigilo das
medidas e planejamentos de segurança para que as fontes de informações dos
marginais não obtenham detalhes precisos sobre elas;
3.15-Manter os equipamentos de
prevenção e combate a incêndios devidamente sinalizados, desobstruídos e em
condições de pronto uso aos funcionários;
3.16-Ao atender estranhos, manter
os portões fechados e as pessoas do lado de fora.
3.17-O portão somente pode ser
aberto após:
-Identificar o visitante;
-Avisar o morador sobre a
conveniência da entrada;
-Na dúvida, solicitar ao morador
para vir identificar tal visitante.
-No caso de entrega de
encomendas:
-Avisar o condômino e solicitar
sua presença na portaria;
-Na ausência do condômino,
receber e guardar para, posteriormente, ser retirado por um morador ou entregue
por um funcionário;
-Jamais permita que o entregador
leve pessoalmente a encomenda.
-Nos horários de limpeza e recolhimento
de lixo, manter as entradas do condomínio fechadas.
-Para abrir o portão da garagem,
identificar o motorista e observar se não há risco de alguém penetrar junto.
-Ao receber prestadores de
serviços, identificá-los, anotar os dados de seus documentos, avisar o
condômino e só permitir acesso às dependências.
Mediante autorização do morador e
devidamente acompanhado por um funcionário.
-Na entrada ou saída de pessoas
do condomínio, somente abrir o Portão após verificar se não há suspeitos
próximos.
A sua compreensão e colaboração
são fundamentais para a segurança do Condomínio, e dos outros moradores;
-Quando chegar ao portão da
garagem o morador devera, apagar os faróis, quando for à noite, e acender a luz
interna, abaixar o vidro da porta, em
todos os turnos do dia.
-Elogiar as ações dos
funcionários que visam a garantir a segurança de todos os condôminos, mesmo
quando representam algum transtorno para si ou para suas visitas;
-Ao chegar ou sair da garagem,
observar se não há pessoas estranhas ou suspeitas aguardando ou dando voltas
até sentir-se em segurança grande parte de assaltos e sequestros ocorrem nesses
momentos críticos;
-Ao estacionar seu veículo na
garagem, mantê-lo trancado, sem pacotes ou objetos à vista e com o alarme
ligado;
-Alertar a portaria para que
receba as encomendas feitas ou o avise para que vá atender ao entregador na
recepção;
-Quando solicitado à portaria,
verificar se o assunto lhe diz respeito, só então descer à recepção para
atender;
4.1-Ao contratar empregados
(domésticas, babás, motoristas etc.) somente os receber na portaria, exigir
documentação e referências, averiguando a autenticidade e veracidade das
informações;
4.2-As chaves de todas as
dependências não devem ser deixadas com os empregados, mantendo algumas
dependências isoladas. Assim como não deixar cópias das chaves na portaria.
5-Administradora/síndico.
5.1-Desenvolver reuniões periódicas
com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos;
5.2-Cadastrar todos os condôminos
com dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos, para uso em caso
de emergência;
5.3-Estabelecer o sistema de
identificação com crachá para todos os visitantes, com assinatura do condômino
visitado;
5.4-Acompanhar o andamento de
todos os trabalhos realizados no condomínio;
5.5-Na contratação dos
funcionários, após exigir documentos e
referências e certificar-se quanto à
autenticidade e veracidade das informações, dar preferência para os que possuam
cursos de formação e treinamento.