domingo, 26 de janeiro de 2014

8 Dicas para melhorar a concentração e a memória.

8 Dicas para melhorar a concentração e a memória.

Publicado em 15 de Sep de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Aprenda dicas para melhorar a atenção e a concentração e memorizar melhor as informações

Texto:Rita Trevisan, Louise Vernier/ Foto: Divulgação, Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel
Aprenda dicas para não esquecer mais onde deixou a chave do carro e a senha do banco.
Foto: Divulgação.
1- Sair do “piloto automático” e fazer coisas diferentes a cada dia, que saiam um pouco da
rotina, já ajudam a trabalhar o que os médicos chamam de atenção ativa. Vale fazer as compras semanais em um supermercado diferente, mudar o caminho para o trabalho ou tentar um restaurante novo no fim de semana. Novidades em geral fazem bem à memória.
2-Para melhorar a sua memória visual, auditiva e tátil, observe detalhadamente uma moeda de 25 centavos e outra de 1 real, estudando bem as semelhanças e diferenças de cada uma. Após um minuto, cubra-as com um papel e tente desenhá-las com o maior número possível de detalhes. Depois, avalie seu desempenho, comparando seus desenhos e as moedas. Em seguida, recomece o exercício, colocando as moedas em um saco e tentando descobrir, pelo tato, qual é a de 25 centavos. Durante o exercício, passe os dedos sobre as moedas e imagine-se olhando para elas.
3-Para associar nomes e fisionomias de pessoas conhecidas, faça associações verbais. Se o objetivo é memorizar um nome, como Alcino, por exemplo, ou uma pessoa que tem um bigodemarcante, crie uma associação do tipo: “Ele tem um sino na boca”. Quando o encontrar, você certamente lembrará do sino, e a ligação será quase automática. E arrisque. Quanto mais inusitada a associação, melhor para a sua memória.
4-A concentração, importantíssima para o processo de memorização, também pode ser trabalhada com exercícios simples, como a técnica do ponto fixo. Para treinar, fixe um objeto de mais ou menos 5 centímetros de diâmetro à sua frente, na parede. Deixe todos os outros pensamentos de lado enquanto estiver olhando aquele ponto e volte a seu foco de atenção sempre que necessário. Repita o exercício por 3 minutos, todos os dias.
5-A habilidade de resgatar dados também é fundamental para a memória. Para treinar essa capacidade, fale, em voz alta, durante um minuto, o que você consegue comprar com uma nota de 1 real e com uma nota de 10 reais. Em seguida, fale, em voz alta, o que poderia comprar com as duas notas juntas por mais um minuto. Procure lembrar-se de tudo o que falou e escreva. Repita com outros elementos, colocando obstáculos sempre maiores à sua mente. 6-Se você sempre se esquece se tomou ou não o seu remédio, acostume-se a conversar consigo mesma, dizendo algo como: “Missão cumprida, já tomei meu remédio hoje”, logo depois de bebê-lo. Essa simples frase ajudará a guardar o ato, já automático, na memória.
7-Essa  dica também melhora a concentração: sem escrever, escolha uma palavra e soletre-a de trás para a frente. Comece com palavras curtas e que conhece bem e passe gradualmente para palavras mais longas e complicadas. Continue o exercício até que verifique que ele já não é tão desafiador.
Utilize essa técnica para organizar sequências de intens como
listas de compras. Foto: Shuttesrtock.
8-Para treinar a sua capacidade de organizar informações, e armazená-las de um modo mais adequado, tente os exercícios de categorização. Observe o quadro.  Agora separe as palavras em quatro categorias. Memorize-as. Quando estiver pronto, reescreva as 16 palavras, categorizando-as. Se quiser, você pode continuar o exercício, para trabalhar a sua capacidade de associar ideias. Basta voltar ao quadro e estudar uma sequência de palavras a cada vez, cobrindo as demais com uma régua. Então, imagine um cenário onde apareçam todas as palavras. Um exemplo: o rato amarelo sentou-se na cadeira e foi esmagado pelo leão, que sentou em cima dele, sem perceber. Dê um título a essa cena: a morte do ratinho. Faça isso com todas as sequências e tente recuperar as 16 palavras. Use essa técnica com quaisquer sequências de palavras que queira memorizar (compromissos do dia ou a lista de compras do supermercado).


Nenhum comentário: